Agende uma consulta
  • captcha

O Zika vírus e a Paralisia Facial



Zika vírus e a Paralisia Facial

Após alguns casos notificados pela mídia de paralisia facial em decorrência do contagio pelo Zika vírus, muitos pacientes ficaram preocupados. Cabe aqui uma explicação.

O Zika vírus por si só não é causador de paralisias, sejam elas faciais ou de outros nervos. O que acontece é que com a baixa da imunidade, gerada pela Febre Zika, outras doenças podem se manifestar, como a Síndrome de Guillain-Barré. Essa Síndrome é rara e pode ter relação com outras doenças virais também. É uma doença neurológica que não tem causa definida. Seus principais sintomas são formigamento, fraqueza muscular e até mesmo paralisia.

Aparecendo os primeiros sinais e sintomas, procure um médico neurologista. Infelizmente, não existe cura para a Síndrome de Guillain-Barré. Entretanto, há muitos tratamentos disponíveis para ajudar a reduzir os sintomas, tratar as possíveis complicações e acelerar a recuperação do paciente.

No caso das paralisias faciais decorrentes da Síndrome, um dos tratamentos é a fonoterapia, que visa a simetria facial, a redução de compensações musculares e o aumento da qualidade de vida do paciente.