Agende uma consulta
  • captcha

Dia Mundial na luta contra o Câncer



Segundo estimativas do Inca, neste ano de 2014 serão diagnosticados 576 mil casos no Brasil, sendo os mais frequentes, na ordem decrescente: pele, próstata, mama, intestino e pulmão.
Este ano a campanha está focada em derrubar MITOS sobre o Câncer, sendo eles:

1. Não precisamos falar sobre o câncer.
Como o tema ainda é tabu, muitas pessoas que têm a doença tem dificuldade de aceitar e contar sobre ela, principalmente quando acometem reto, próstata, testículos ou mama. Mas conversar com seu medico, familiares e amigos é uma forma de combater estigmas e a falta de informação.

2. Não dá para saber se temos câncer.
Existem muitos tipos de cânceres e cada um tem sua particularidade, alguns dão sinais ou sintomas precoces ou tem exames de rastreamento (check-up) que ajudam no diagnóstico. Quando um câncer é diagnosticado precocemente maior a chance de um tratamento bem sucedido.

3. Não há nada para se fazer para evitar o câncer.
Na verdade existe muita coisa para se evitar o câncer, existem atitudes e hábitos que aumentam a chance de desenvolver um câncer, como o cigarro, o álcool, a exposição solar. E existe exames genéticos que detectam a propensão de desenvolver câncer. Quanto antes mudamos estes hábitos e detectamos os genes menor a chance de desenvolvermos a doença.

4. Não tenho direito de receber o tratamento contra o câncer.
Todos tem direito ao tratamento e para muitas das doenças já existem tratamentos eficientes.
Para saber mais sobre os diversos tipo de cânceres visite nossa página ou marque uma consulta com nossos médicos.

Links:

Today World Cancer Day 2014
Cancer Desvendando Mitos