Dentro de cada cigarro existem mais de 4000 substâncias tóxicas, que aumentam o risco de desenvolver doenças respiratórias, cardíacas, diversos cânceres, problemas dentários e envelhecimento precoce da pele. Ao parar de fumar, cada dia sem cigarro permite ao organismo se recuperar aos poucos dessas doenças e o risco de surgirem novas vai gradativamente diminuindo, até ficarem semelhantes ao de uma pessoa que nunca fumou.
Mas porque é tão difícil parar de fumar?
A principal substância do cigarro responsável pela dependência química é a nicotina que atinge o cérebro após cada tragada e provoca liberação de substâncias que dão uma sensação de prazer e bem estar. Com o tempo, o cérebro desenvolve uma “tolerância” a nicotina, e precisa de doses cada vez maiores para conseguir a mesma sensação de prazer.
Além disso, algumas pessoas podem ter uma dependência psicológica, e por sentirem-se mais relaxadas ao fumar usam o cigarro para lidar com situações de estresse.
Para conseguir parar de fumar, força de vontade é essencial. O organismo está dependente e expressa sua falta com sintomas desagradáveis de abstinência. As medicações utilizadas no tratamento do tabagismo agem exatamente aí: eliminam os sintomas de abstinência, tornando o processo bem mais fácil. Com força de vontade e acompanhamento especializado todos podem conseguir parar de fumar!