Pancreatite Aguda (Inflamação do Pâncreas)

Excesso de medicamento pode gerar uma pancreatite aguda

Excesso de medicamento pode gerar uma pancreatite aguda

O pâncreas é o órgão produtor de insulina e de enzimas digestivas. A pancreatite aguda é a inflamação do pâncreas.

Fatores de Risco

A principal causa de pancreatite aguda (90% das vezes) é a colelitíase (pedra na vesícula). São outras causas mais raras:

Uso excessivo de álcool
Medicamentos
Tumores da região Peri-ampular
Hipertrigliceridemia
Hipercalcemia
Picada de escorpião
Viral
Sintomas

Dor em epigástrio (região do estômago) com irradiação para as costas ou então dor em faixa na região superior do abdome. Pode ser acompanhada de vários episódios de vômitos.

Diagnóstico

O diagnóstico da pancreatite é feito pela dosagem no sangue das enzimas produzidas pelo pâncreas (amilase e lípase). Após o diagnóstico deve ser feita a investigação da causa com exames específicos.

Complicações

A principal complicação da pancreatite aguda é a sua forma grave. A pancreatite aguda grave ocorre em menos de 10% dos casos, mas está relacionada com altos índices de mortalidade e a longos períodos de internação hospitalar.

Tratamento

Após a avaliação de um cirurgião, os pacientes com pancreatite aguda leve devem permanecer em jejum e com hidratação intravenosa com soro até a melhora dos sintomas. Nos casos relacionados à colelitíase (pedra na vesícula) deve-se realizar a colecistectomia por cirurgia laparoscópica na mesma internação.

Nos pacientes com pancreatite grave o tratamento inclui também a internação em UTI e, em alguns casos, o uso de antibióticos.