Agende uma consulta
  • captcha

Traqueostomia

A traqueostomia é um dos procedimentos mais realizados em Cirurgia Torácica. Consiste na realização de uma pequena cirurgia na região do pescoço, que comunica a pele com a traqueia. Para que este pertuito seja mantido, utiliza-se uma cânula de traqueostomia. Diversas cânulas de traqueostomia estão disponíveis no mercado, com qualidade, funções e preços muito distintos.

 

A traqueostomia tem três funções principais: (1) Alívio emergencial de obstrução de vias aéreas; (2) Manejo de secreções, especialmente após lesões do sistema nervosa central, e (3) auxílio ventilatório. Nos dias de hoje, a traqueostomia é realizada basicamente em pacientes internados em unidades de Terapia Intensiva. Deve-se indicar uma traqueostomia após 7-10 dias de intubação orotraqueal. Ela auxilia a aspiração de secreções, o desmame da ventilação mecânica e ainda previne estenoses na laringe.

 

As cânulas de traqueostomia podem ter balonete (cuff) ou não, e ter ou não cânula interna. Para pacientes internados em Centro de Terapia Intensiva e necessidade de ventilação mecânica, a cânula deve obrigatoriamente ter balonete. Neste caso, a cânula interna não é obrigatória, apesar de ser útil.

 

Para pacientes que utilizam cânulas de traqueostomia em casa, ela pode ou não ter balonete, mas deve obrigatoriamente ter cânula interna. Esta parte da cânula pode ser retirada, lavada e trocada diariamente. Isto evita o risco de acúmulo de secreções (rolhas) e obstrução da cânula. Este ponto é muito importante, pois a obstrução de uma cânula de traqueostomia em casa pode, em casos graves, levar à óbito.

 

Em nosso país, ainda utiliza-se muito as cânulas ditas “metálicas”. São cânulas sem balonete e com cânula interna. São desenhadas para pacientes fora do ambiente hospitalar. São feitas de material muito barato, usualmente latão recoberto com níquel. Estas cânulas estão proscritas na maior parte dos países, mas infelizmente ainda são utilizadas no Brasil. Existem cânulas muito mais modernas no mercado, de materiais muito superiores, como por exemplo PVC e silicone.

 

Agende uma consulta e conversaremos sobre todos os tipos de cânulas de traqueostomias, e as que melhor se adaptam ao seu caso.