Agende uma consulta
  • captcha

Refluxo (Doença do Refluxo Gastro-esofágico)

A doença do refluxo gastro-esofágico é causada por refluxo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago em quantidades acima do fisiológico.

Causas

Muitos fatores estão envolvidos na doença do refluxo gastro-esofágico. Os principais são:

– Obesidade ou sobrepeso
– Ingestão de bebidas alcoólicas
– Ingestão de café, chá e chocolate
– Hérnia de hiato

Sintomas

O sintoma mais comum é dor na região central do peito em queimação (pirose).

Outros sintomas que podem estar relacionados com o refluxo são:

– Regurgitação
– Mau hálito
– Tosse seca sem outros motivos

Diagnóstico

O diagnóstico da doença do refluxo gastro-esofágico e feito a partir da avaliação dos sintomas pelo médico especialista e alguns exames complementares. Geralmente os exames realizados são a endoscopia digestiva alta, a manometria esofágica (medida das pressões do esôfago) e a phmetria (medida do pH do esôfago por 24 horas).

Complicações

A principal complicação da doença do refluxo gastro-esofágico e o esôfago de Barret. É uma mudança das células do esôfago que ocorre após um longo período (anos) de exposição ao conteúdo ácido do estômago. Se não tratada de forma adequada pode causar câncer de esôfago.

Tratamento

O tratamento da doença do refluxo gastro-esofágico é na maioria das vezes clinico com mudança de hábitos (veja causas) e medicação oral. Em alguns casos, após avaliação de um especialista, pode ser necessário o tratamento cirúrgico (Fundo plicatura vídeo-laparoscópica)