Agende uma consulta
  • captcha

Perguntas Frequentes Sobre Coluna

Após operar uma hérnia de disco lombar, ela pode voltar?
Resp: Sim, a cirurgia mais comum para o tratamento da hérnia de disco lombar envolve a retirada somente de um pedaço do disco que está herniado. Sendo assim o restante do disco que não foi removido pode, eventualmente, causar nova hérnia.

Como escolher um bom colchão para a coluna?
Resp: Idealmente, o colchão deve ser firme o suficiente para promover uma boa sustentação homogênea da coluna, o que significa não ser excessivamente “duro”, mas gerar apoio com conforto. O colchão também deve ser adequado ao peso do indivíduo. Tão importante quanto um colchão bem ajustado às necessidades de cada pessoa é a posição adotada para dormir.

Existe uma posição que seja melhor para a coluna na hora de dormir?
Resp: Existem duas posições mais adequadas para dormir. A primeira é de lado, utilizando-se sob a cabeça um ou mais travesseiros que tenham altura correspondente à distância do ombro até o pescoço. Deve-se, ainda, manter os joelhos e quadris moderadamente flexionados com uma almofada ou travesseiro entre os joelhos. A segunda posição é de barriga para cima com um travesseiro baixo atrás da cabeça, mantendo-se os joelhos e quadris levemente flexionados com um travesseiro atrás dos joelhos.

Existe uma posição que seja melhor para a coluna na hora de sentar?
Resp: A melhor forma de sentar-se é com toda a coluna (principalmente a região torácica e lombar) bem apoiada no encosto (que deve ser alto o suficiente) da cadeira, com os quadris e joelhos flexionados num ângulo reto (90°) e com os pés bem apoiados no chão. A pressão sobre a coluna é maior na posição sentada do que de pé, por isso, deve-se procurar maneiras de se movimentar durante todo o dia.

Qual a diferença entre Ressonância Magnética (RM) e Tomografia Computadorizada (TC) da coluna?
Resp: A RM é na maior parte das vezes o exame de escolha e em geral fornece mais informações sobre a possível patologia na coluna do que a TC. A TC na avaliação de estruturas ósseas pode ser superior a RM. Outra diferença importante é que a RM gera imagens através de campos magnéticos (sem radiação) e a TC através de radiação ionizante. Pacientes portadores de marca-passo, determinadas próteses e portadores de clips cerebrais, entre outras situações, não poderão realizar a RM e deverão discutir com seu médico as opções alternativas.

Como proteger a coluna na hora de levantar objetos pesados do solo?
Resp: É possível proteger a coluna adotando-se como técnica de levantamento a seguinte postura: manter o tronco ereto, contrair os músculos do abdome, dobrar quadris e joelhos e erguer o objeto colocando-se a força nas coxas e pernas ao esticá-las. Esta é uma maneira de não sobrecarregar a coluna com peso. Vale a pena também considerar o carregamento destes objetos em etapas, ou seja, dividindo o peso em um número maior de transportes, ao invés de em uma única vez.

Qual é o melhor antiinflamatório para aliviar dores na coluna?
Resp: A maioria dos antiinflamatórios tem características similares entre si com relação ao poder analgésico, capacidade de reduzir inflamação e efeitos colaterais. O uso prolongado de antiinflamatórios deve ser evitado e se necessário deve ser cuidadosamente orientado pelo médico. Os principais efeitos colaterais são relacionados ao prejuízo do funcionamento do estômago, rins, fígado e reações alérgicas. O uso destas medicações deve ser de conhecimento do médico do paciente, bem como, possíveis problemas relacionados ao seu uso devem ser imediatamente relatados na consulta médica, para que sejam tomadas as providências necessárias.