Agende uma consulta
  • captcha

Pedra no Colédoco (Coledocolitíase)

A coledocolitíase é a presença de cálculos no interior do colédoco. O colédoco é o ducto que transporta a bile do fígado e da vesícula biliar para o intestino delgado.

 

Causa

A coledocolitíase é causada na maioria das vezes pela passagem de um cálculo da vesícula biliar para o interior do colédoco.

 

Sintomas

O principal sintoma da colédocolitíase é a icterícia. O paciente apresenta uma coloração amarelada na pele e nos olhos. Além disso, pode haver escurecimento da urina (colúria), fezes de coloração esbranquiçada (acolia) e dor em cólica na região superior direita do abdome.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da coledocolitíase pode ser feito pela ultrassonografia de abdome. Nos casos em que há dúvida diagnóstica, outros exames disponíveis são: colangioressonância magnética, eco endoscopia ou ultrassom endoscópico.

 

Complicações

A principal complicação da coledocolitíase é a colangite aguda ou infecção da árvore biliar

 

Tratamento

O tratamento da coledocolitíase pode ser realizado por endoscopia ou colangiografia endoscópica ou de forma cirúrgica. Em qualquer uma das opções deve-se completar o tratamento com a colecistectomia (retirada da vesícula) por cirurgia vídeo-laparoscópica