Agende uma consulta
  • captcha

Constipação Intestinal

A causa mais frequente da constipação intestinal se deve às dietas pobres em fibras:

A causa mais frequente da constipação intestinal se deve às dietas pobres em fibras

Constipação intestinal pode ser definida como evacuações menos de três vezes por semana. Muitos pacientes queixam-se ainda de ressecamento, com fezes endurecidas ou sensação de evacuação incompleta.

A causa mais frequente para constipação intestinal é a forma funcional, causada por uma dieta pobre em fibras, como aquelas presentes em frutas, verduras e grãos, rica em carboidratos simples (presentes em massas e pães brancos), pouca água, associada ao sedentarismo.

Pacientes com constipação intestinal tem muitas vezes fezes bastante endurecidas, sendo necessário esforço para evacuar, o que pode causar fissuras anais, que são bastante dolorosas, ou hemorroidas, que geralmente sangram.

A constipação intestinal é um fator de risco para o câncer do intestino grosso, entretanto, muitas vezes ela já pode ser um sintoma da doença, especialmente naquelas pessoas que tem um hábito intestinal normal e de repente tornam-se obstipadas.

Todo caso de constipação intestinal deve ser avaliada por um especialista, sobretudo se houver alteração do hábito do intestinal, já que esse pode ser um sintoma de câncer do intestino grosso. O tratamento envolve alteração da dieta, com aumentodo consumo de frutas e verduras, suplementos de fibras e algumas vezes laxantes, que devem ser usado sempre sob supervisão médica.