Agende uma consulta
  • captcha

Câncer Gástrico

Câncer Gástrico

Trata-se de uma neoplasia maligna que acomete o estômago. É o quarto tipo de câncer mais freqüente nos homens e o quinto nas mulheres. Estima-se para 2012 cerca de 20000 novos casos no Brasil ( dados do Instituto Nacional do Câncer ). A faixa etária de aparecimento mais freqüente se dá na quinta e sexta década de vida.CausasEntre as causas da doença podemos citar fatores genéticos, história familiar, fatores alimentares como a ingestão de alimentos pobres em vitaminas A e C e ricos em nitratos e defumados, elevada associação com o tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas. Existe também associação com a infecção crônica da mucosa gástrica pela bactéria H. Pylori.

 

Sintomas

Os sintomas podem ser bastante inespecíficos, podendo assemelhar-se à um quadro de simples gastrite. Incluem dor no estômago, sensação de empachamento e náuseas. Sintomas mais alarmantes são sangramentos gastrointestinais, emagrecimento, anemia.

 

Prevenção

A prevenção pode ser feita evitando os fatores de risco como tabagismo, álcool, adequando- se a alimentação para dieta rica em fibras, frutas, pouco sal. No aparecimento de sintomas gástricos o medico deve ser procurado. O diagnostico precoce é a melhor chance de cura.

 

Diagnóstico

O diagnostico é feito por endoscopia digestiva alta, que avalia toda a mucosa gástrica além de realizar biópsias de lesões suspeitas. A confirmação é feita pela analise histológica das biópsias.

 

Tratamento

O tratamento Cirúrgico é o único que pode trazer a cura em estadiamentos precoces. Envolve a resseção da mucosa (apenas em casos precoces e selecionados ) ou do estômago (gastrectomia total ou parcial) juntamente com os gânglios regionais (linfadenectomia). A Radio e Quimioterapia tem papel adjuvante no tratamento e conferem pouca melhora na sobrevida.