Agende uma consulta
  • captcha

Câncer do Pâncreas

O Pâncreas é um órgão localizado na cavidade abdominal, responsável pela produção de enzimas importantes para digestão dos alimentos e dos hormônios responsáveis pela regulação dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. O câncer do Pâncreas é um dos tumores malignos mais comuns, correspondendo a 4% de todas as mortes por câncer no país.

 

Os principais fatores de risco são: fumo, consumo excessivo de bebida alcoólica e obesidade. Algumas famílias podem ter vários casos da doença, o que denota um componente genético para o risco da doença.

 

Essa doença é mais comum após os 60 anos. Os sintomas mais comum são a icterícia (amarelo no branco dos olhos e pele, que muitas vezes pode ser confundido com hepatite), perda de peso, dor nas costas e aparecimento súbito de diabetes, que é incomum depois dos 60 anos.

 

O diagnóstico é feito com exames de ultrassonografia, tomografia ou ressonância. O único tratamento que permite a cura do câncer do pâncreas é a cirurgia com remoção da cabeça do pâncreas, duodeno, a via biliar e a vesícula, chamada duodenopancreatectomia. Depois da cirurgia, normalmente o paciente precisa receber quimioterapia , aumentando assim as chances de cura.