Agende uma consulta
  • captcha

Prevenção do Câncer do Cólon (Intestino Grosso)

O Câncer do Cólon é o tumor maligno mais comum do Aparelho Digestivo. Atualmente é a terceira causa de morte por câncer no Brasil, a segunda no Estado de São Paulo.

O fator de risco mais importante é a dieta, principalmente quando há excesso de carne vermelha, gordura (como em fast-foods) com poucas frutas e verduras. Outro fator de risco importantíssimo é a obesidade, relacionada também com outros tumores, como pâncreas e próstata. Parentes de pessoas com câncer de colón tem maior risco de desenvolver a doença, principalmente pessoas com parentes de primeiro grau (pais e irmãos) que tiveram a doença antes dos 50 anos.

Cerca de 90% dos canceres de cólon surgem de pólipos, pequenos tumores benignos, frequentes depois dos 50 anos. Os pólipos sofrem uma série de alterações genéticas antes de se transformarem em um câncer, processo lento, que demora 10 anos.

Os pólipos podem ser diagnosticados através do exame de colonoscopia. Todos adultos devem fazer uma colonoscopia apos os 50 anos para screening (diagnosticar quando não há sintomas) de câncer de cólon. Se houver histórico familiar, os exames devem ser feitos 10 anos antes, no mais tardar, aos 40 anos.